Seguidores

sábado, 13 de abril de 2013

As promessas e o balanço de um mandato


José Manuel Silva é o Bastonário da Ordem dos Médicos no triénio 2011/2013 e falou das medidas de âmbito interno e do foro externo que irá implementar, avisando que a Ordem estará "aberta a todos os médicos e aos doentes".
Ordem com influência política
"No âmbito interno é a reorganização e a revisão dos estatutos da Ordem dos Médicos, tornando a ordem mais democrática, mais participada, mais inclusiva e mais funcional", avançou.
Já a nível externo, o objetivo do novo bastonário é "constituir a Ordem como um parceiro credível, respeitado e com capacidade de influência política naquilo que são as decisões, todas as decisões, na área da saúde".
José Manuel Silva referiu ainda as questões da atualidade "para analisar com o Ministério da Saúde". "Em cima da mesa, estão as questões de prescrição eletrónica, prescrição por DCI (Denominação Comum Internacional), da demografia médica e da qualidade da medicina portuguesa face aos constrangimentos económicos do país", sintetizou.
Organização construtiva na defesa dos doentes
O Bastonário dos médicos destacou ainda que a Ordem "será uma organização construtiva (...) na defesa dos doentes". "Queremos ser uma organização construtiva e vamos assumirmo-nos como o garante intransponível da defesa da qualidade dos cuidados de saúde que são prestados aos doentes", sublinhou para concluir: "Pretendemos defender o Serviço Nacional de Saúde enquadrado dentro de um sistema nacional de saúde coerente e funcionando em alternativa e complementaridade com os doentes, que passarão a ser para a Ordem dos Médicos um parceiro de diálogo permanente".

Sem comentários: